Reforma
A reforma de pneus é um procedimento crucial que envolve a revitalização da banda de rodagem, uma região de extrema importância para a estabilidade, aderência e segurança durante o transporte de cargas e pessoas. Esse processo é dividido em diversas etapas, descritas a seguir:
Exame inicial
Nesta fase, técnicas e ferramentas específicas são utilizadas para avaliar minuciosamente todas as áreas do pneu, incluindo a região interna, talões, ombros, flancos e, é claro, a banda de rodagem.
Raspagem
Durante esta etapa, toda a borracha remanescente da banda de rodagem é cuidadosamente removida, deixando o pneu nas dimensões, textura e formato adequados para receber a nova banda de rodagem, de acordo com as necessidades do cliente.
Escareação
É o momento de preparar qualquer dano existente, removendo irregularidades e preparando a carcaça para a aplicação da nova borracha e manchões.
Aplicação de cola
Após a limpeza, o pneu recebe uma camada de cola adequada, seguindo os tempos de secagem necessários.
Cobertura
Nesta etapa, os compostos de borracha destinados à nova banda de rodagem são processados em cilindros. Posteriormente, a borracha é retirada em mantas e aplicada ao pneu de acordo com as dimensões e o serviço solicitado.
Vulcanização em matriz
O pneu é colocado em prensas durante esta etapa, onde adquire o formato do desenho definido para a nova banda de rodagem. A vulcanização é controlada automaticamente em termos de tempo, temperatura e pressão.
Vulcanização em autoclave
Neste método de vulcanização, o pneu é exposto ao vapor direto e monitorado por um software de supervisão. Isso permite maior flexibilidade para realizar reformas com diferentes desenhos e profundidades, de acordo com as preferências do cliente.
Exame final
Antes de ser liberado, o pneu passa por uma rigorosa inspeção em todas as áreas, garantindo que a reforma ou reparo tenha sido realizado com excelência e esteja em conformidade com os elevados padrões de qualidade estabelecidos.
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